terça-feira, 12 de abril de 2011

A EXPERIÊNCIA DE DEUS NO RETIRO PAROQUIAL.

A EXPERIÊNCIA DE DEUS
NO RETIRO PAROQUIAL
DA PARÓQUIA DE SÃO MIGUEL DE COTEGIPE
SIMÕES FILHO – BA
LOCAL: Centro Diocesano de Feira de Santana – BA.
De 08 a 10 de abril de 2011.

Na visão de Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM


         Assim como havia prometido Jesus Cristo, (At. 1, 6 – 8), o Espírito Santo pairou (At. 2, 1 – 4) entre os Apóstolos junto com as mulheres e Nossa Senhora que estavam reunidos e unidos entre si, com mais de cento e vinte pessoas, no primeiro retiro do cristianismo conhecido como Cenáculo, (At. 1, 13 – 15),; e logo após este retiro o Espírito Santo, pela ação e pregação dos Apóstolos  esparramou seu Espírito entre os povos agregando naquele dia três mil novos membros à Igreja. ((At. 2, 16 – 41; At. 2, 41).
         Do mesmo modo as cento e trinta e quatro pessoas – homens, mulheres – sem contar as crianças; todos nós sentimos a plenitude do Espírito Santo neste retiro paroquial que ainda fez-nos descobrir o complexo de Seminários e a Faculdade de Teologia onde os Seminaristas estudam, no esforço de fazer acontecer a história.
         Este retiro nos dotou de um novo ânimo ao amor a Jesus e à Palavra de Deus.
         A experiência de Deus deste retiro começou no dia da inscrição, quando não só o Padre Alex, mas os próprios paroquianos encorajavam uns aos outros e se ajudavam para que o retiro acontecesse com um bom número de participantes.
         A experiência de Deus se fez presente no retiro através das recomendações do Padre Alex, das palestras, dos cânticos, da animação da Adriana com sua guitarra e do Senhor Sacramento com o seu violão, da Equipe de Animação, da Equipe de Liturgia, da Equipe da Cozinha, das várias Equipes de lavar pratos; da Equipe de Coordenação, do zelo pela limpeza da casa e dos banheiros, que com suas tarefas múltiplas e diferentes fez o Espírito Santo pairar sobre todos nós.
         Também os momentos de deserto e a manhã de absoluto silêncio fez desabrochar uma indescritível experiência de Deus.
         O Estudo do Documento Pontifício Verbum Domini fez muitos descobrir a voz do Papa adentrando assim numa inaudita experiência de Deus.
         As orações e sobretudo as Laudes, hora média, Vésperas e completas fez muitos descobrirem o fascínio dos Salmos compartilhando a experiência de Deus que os salmistas também fizeram.
           Uma outra marcante experiência de Deus foi a virgilia de oração feita na Capela do Centro Diocesano, entre o sábado, (09 / 4) para o domingo (10 / 4), e as confissões que o Padre Alex escutou absolvendo muitos em nome de Deus até as duas horas da madrugada.
         Uma outra marcante experiência de Deus foi a adoração ao Santíssimo Sacramento, logo após a oração das laudes do domingo (10 / 4), às 7 horas da manhã.
         Uma experiência impar aconteceu com os três homens e cinco mulheres que cozinharam para tanta gente, pois como foi dito a este escriba, “nunca tinham cozinhado para tanta gente, e só fizeram para a glória de Deus nesta singular experiência”.
         A experiência de Deus também se mostrou na Ceia fraterna, à exemplo do povo judeu. Realmente foi uma experiência de Deus para muitos dos participantes de descobrirem a necessidade de comer o que não gosta como as ervas amargas.
         Toda esta experiência foi feita para louvor, honra e glória do próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário